REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Atenção

Prazo para envio de trabalhos prorrogados até 10 de Novembro

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

O Simpósio Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva (SIGMI 2023) tem como objetivo abordar temas atuais e relevantes para a área de ginecologia. O evento contará com extensa programação científica para promover a transmissão de conhecimento acerca da área para alunos, residentes, médicos e professores da área da saúde, vinculados à FCMMG ou outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou internacionais. O evento é aberto ao público e possui um valor para entrada, presente no site do Simpósio.

O Simpósio acontecerá nos dias 23 a 25 de novembro de 2023, com carga horária de 25 horas, certificadas pelo Setor de Pesquisa e Extensão (horário: 8h às 18h30).

1 – DAS INSCRIÇÕES
– O envio dos posters serão realizados exclusivamente por meio eletrônico em sistema próprio disponibilizado pelo SIGMI 2023.
– A submissão do trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores/coautores como participante do Simpósio Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva 2023.
– Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados exclusivamente para apresentação de forma eletrônica em painel digital (E-pôster), que poderão ser visualizados em PCs ou em telas planas durante o SIGMI 2023.
– Não serão aceitos pôsteres impressos.

1.1 Inscrição no evento
A inscrição para o Simpósio Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva (SIGMI 2023) poderão ser realizadas pelo link: https://sigmi2023.com.br . Já a submissão de trabalhos ocorrerá através do site do simpósio após a inscrição no evento, na área do participante terá a opção de submissão de trabalhos : https://sigmi2023.com.br/

Data de inscrição no evento como ouvinte: 02/10/23 à 20/11/23

Data limite para submissão dos trabalhos: 20/10/23 a 10/11/23

2 – DA SUBMISSÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Submissão de Trabalhos
● Os trabalhos aceitos para submissão no evento serão do tipo resumos (250 palavras):

Relatos de caso, Estudos Originais e Revisão Literária.
● A submissão de resumos poderá ser feita entre os dias 23/10/23 a 10/11/23. A comissão científica definirá quais serão os trabalhos aprovados, sendo a única modalidade de apresentação pôster.
● A resposta ao participante sobre a aprovação do trabalho será realizada até o dia 15/11/2023.
● Os temas que poderão ser abordados nos resumos.

– Ginecologia Minimamente invasiva
– Cirurgia robótica em ginecologia
– Cirurgias ginecológicas
– Patologias ginecológicas
– Ginecologia Regenerativa

2.2 Limite de trabalhos por participante
● Não haverá limite de submissão por participante. Cada trabalho poderá ter no máximo 10 autores, incluindo o professor orientador.

2.3 Normas para elaboração dos resumos
O resumo deve ser enviado em PDF pela página de submissão de trabalhos do site, não poderão ser incluídos nos resumos, tabelas, gráficos ou ilustrações.

Todas as abreviações devem ser especificadas no corpo do texto, quando utilizadas pela primeira vez;
Os resumos deverão ser elaborados em inglês ou português.

IMPORTANTE: para publicação nos Anais Ciências Médicas é obrigatório o cumprimento das diretrizes específicas:

Revista Interdisciplinar Ciências médicas, disponíveis em:
https://www.cmmg.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/DIRETRIZES-SUPLEMENTOS-RICM-2020-21.pdf ou

Revista de Extensão e Educação em Saúde, disponíveis em:
http://revista.cmmg.edu.br/ojs/index.php/rees/about/submissions#authorGuidelines

● Os temas que poderão ser abordados nos resumos são:

 Ginecologia Minimamente invasiva
–  Cirurgia robótica em ginecologia
– Cirurgias ginecológicas
– Patologias ginecológicas
– Ginecologia Regenerativa

● Todas as seções do resumo devem ser digitadas em editor de texto Microsoft Word, em folha tamanho A4, com todas as margens ajustadas para 2,5 cm. A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman 12 pontos e o espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5 cm (exceto referências bibliográficas em formato Vancouver, que devem estar em Times New Roman 10 pontos e o espaçamento entre linhas deverá ser de 1,0 cm). O texto deve estar justificado e a extensão de salvamento deverá ser .doc ou .docx. em caixa alta a primeira letra em maiúsculo e destacado em negrito (Ex: INTRODUÇÃO). Os subtítulos devem ser escritos com apenas a letra inicial maiúscula (Ex: Tipo de estudo).

2.4 Modalidades dos resumos

● Resumo do Relato de Caso:
O relato de caso é a apresentação de uma situação clínica, relevante, vivenciada pelo autor. É pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação ou o resultado é inusitado. Do ponto de vista ético, de acordo com algumas Comissões de Ética, aparentemente não há necessidade de aprovação prévia para relato de casos, mas havendo a oportunidade, recomenda-se obter o consentimento do paciente.

Na descrição do caso, a sequência deve ser cronológica, organizada, com detalhes suficientes para que o leitor estabeleça a sua interpretação, eliminando dados supérfluos, detalhes de datas dos exames, dados confusos ou não confirmados. Em se tratando de vários casos, estes devem ser sequencialmente relatados. Seções:
Título, autores, afiliação, Introdução, Objetivo, Relato de Caso, Discussão, Conclusão, Descritores, Referências.

● Resumos de estudos originais que sejam resultantes de atividades de extensão ou de educação em saúde: resumos de estudos originais são trabalhos resultantes de programas, projetos de iniciação científica ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados à pesquisas associadas. Exemplo: pesquisas que foram realizadas a partir de dados de extensão e educação em saúde, levando em consideração os conceitos éticos de utilização de dados. (Resolução 466/12). Seções: Título, autores, afiliação, Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusão, Descritores (deverão estar no site do DeCs), Referências.

– Ao inserir os dados no sistema é responsabilidade dos autores conferir, cuidadosamente, todo o conteúdo do resumo, inclusive os dados para contato com o autor responsável.

– Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pelos membros da Comissão do SIGMI 2023. Os critérios para julgamento são:

1. respeito/adequação às regras deste regulamento,
2. relevância;
3. adequação da redação científica;
4. metodologia (tratamento estatístico, quando indicado);
5. clareza na apresentação dos resultados;
6. correlação do objetivo com as conclusões.

Todos os resumos que não atenderem aos critérios de julgamento acima serão desclassificados.

3 – INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ELETRÔNICA DOS RESUMOS

Após receber a confirmação do pagamento da inscrição, o responsável pelo envio do trabalho deve acessar a área restrita, informando o CPF e SENHA cadastrados durante a inscrição.

O botão “Meus Trabalhos” estará disponível no canto superior direito na área do inscrito.

Clique na opção “Enviar Trabalhos”. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos.

Preencha todos os campos do formulário online. É obrigatório o preenchimento de todos os campos, nome, CPF e e-mail para todos os autores e coautores. Faça o upload do arquivo na extensão PDF, clique no botão enviar e aguarde o carregamento do arquivo.

Após a submissão do resumo, você será direcionado para página “Meus trabalhos” onde poderá acompanhar na coluna da esquerda o status de todos os resumos enviados.

O sistema enviará automaticamente um e-mail confirmando as informações cadastradas para todos os autores do trabalho, que também poderão acompanhá-lo na página “Meus Trabalhos”, caso estejam inscritos no congresso.

Ao receberem o e-mail de confirmação da submissão os autores devem conferir se todas as informações estão corretas. Caso seja verificado alguma informação errada, é necessário acessar novamente a área restrita e efetuar o cancelamento do resumo enviado, para enviá-lo novamente com as correções necessárias.

O cancelamento de resumo enviado e novo envio poderá ser feito somente até a data limite para submissão dos resumos, dia 10 de Novembro de 2023.

Após o dia 10 de Novembro de 2023 será possível realizar apenas consultas da situação dos resumos enviados.

4 – DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Modalidades de apresentação dos trabalhos no evento
Os trabalhos aprovados serão expostos unicamente sob a forma de PÔSTER. NÃO terá apresentação oral dos trabalhos selecionados.

4.2 Normas para a elaboração das apresentações
● O modelo de pôster será enviado por e-mail aos participantes aprovados no momento da divulgação do resultado.

● Até o dia 22/11/23 os autores deverão enviar o documento pronto na mesma área do site que foi realizada a submissão do resumo.

PÔSTER:
• O pôster deverá ser elaborado em inglês no formato .pptx (Power Point) em template fornecido pelo evento e deverá ser enviado no site do evento. Os pôsteres serão expostos em projetore durante o evento.

• O pôster deverá ter: Título e subtítulo; nome do autor (o primeiro nome deve ser o autor principal, que será o apresentador), coautores e orientador; instituição (logotipo) e curso;

Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusão; Referências bibliográficas.

5 – DA PREMIAÇÃO

O melhor trabalho, em primeiro lugar, será agraciado com Livro de cirurgia vaginal e Uroginecologia. E o segundo lugar será agraciado com o Livro Ginecologia Minimamente Invasiva – Histeroscopia. Alem da publicação do resumo em anal da Ciências Medicas.

5.1 Da classificação do melhor trabalho
Os critérios para classificação e premiação do melhor trabalho será estabelecido pela Comissão Especial, designada pelo diretor do congresso, considerando a originalidade, a relevância, a criatividade e a qualidade do conteúdo apresentado no resumo.

6 – DA CERTIFICAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO E NA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

Serão fornecidos certificados de ouvinte com a participação no evento. Os autores classificados para a exposição de trabalhos (um certificado para todos os autores, mencionando o autor apresentador) ganharam o certificado de apresentação de pôster em simpósio internacional.

O certificado de apresentação de trabalhos será entregue ao autor e este será responsável por recebê-lo e compartilhá-lo com os demais autores.

7 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Dúvidas não contempladas por esse edital poderão ser esclarecidas diretamente com os membros da Comissão Organizadora do Simpósio, cujos contatos são:

● Maria Antonia Loiola Pace – E-mail: mariaantoniapce@gmail.com
● Giovana Rios Pimenta Nogueira – Email: giovanarpnog@gmail.com
● Júlia de Oliveira Abrahão Reis – E Mail: juliareisbh@yahoo.com.br
● Bárbara Machado Garcia – Email: barbaramgarcia1234@gmail.com

DA PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS NOS ANAIS

● ANAIS CIÊNCIAS MÉDICA

IMPORTANTE: para publicação nos Anais Ciências Médicas é obrigatório o cumprimento das diretrizes específicas:

Revista Interdisciplinar Ciências médicas, disponíveis em:
https://www.cmmg.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/DIRETRIZES-SUPLEMENTOS-RICM-2020-21.pdf ou

Revista de Extensão e Educação em Saúde, disponíveis em:
http://revista.cmmg.edu.br/ojs/index.php/rees/about/submissions#authorGuidelines

Não serão publicados nos anais os resumos que apresentarem:
● erros de ortografia, de conceito ou de concordância;
● conteúdo ou linguagem inapropriados;
● categorias distintas das descritas no presente documento;
● formatação inadequada
● formulários de avaliação indevidamente preenchidos e não assinados.

Belo Horizonte, 19 de outubro de 2023.


José Felippe Pinho da Silva

Coordenador da Pesquisa e Extensão
Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)